Há alguma precipitação prevista e oscilação nas temperaturas.

© Shutterstock
Nas vésperas daquela que é a última semana do ano, é importante saber qual a previsão das temperaturas – seja para ficar em casa, ou para saber o que vestir na Passagem de Ano.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), tanto a consoada como o Dia de Natal irão ser caracterizados pela ocorrência de “nevoeiros, que se poderão formar em qualquer região do continente, incluindo os grandes centros urbanos”.
Numa publicação partilhada no Facebook, o Instituto aponta que, nas regiões mais nordeste do território, “as temperaturas deverão ser negativas durante grande parte do dia, havendo o que se designa por nevoeiro gelado, e que dará origem à formação de sincelos e gelo na estrada”.
Nos dias 25 e 26 de dezembro, as temperaturas mínimas deverão intercalar entre os -4ºC e os 10ºC, sendo “naturalmente” as mais baixas registadas no Alto Transmontano e Beira Alta. É nesta zona que as máximas não deverão ultrapassar os 2ºC; sendo que na região sul os termómetros podem chegar até aos 18ºC.
Já a meio da semana, no dia 27, haverá uma mudança significativa das condições meteorológicas em território continental, devido à passagem de uma superfície frontal fria. “Irá registar-se uma subida da temperatura, em particular nas regiões do Norte e Centro, com as temperaturas mínimas a variar entre -1ºC e 12°C e as máximas entre 8ºC e 18 °C”, explica-se.
Tanto neste dia como no seguinte, quinta-feira, prevê-se ainda que ocorra precipitação, “em especial a norte do rio Tejo, sendo que poderá ser forte no litoral Norte”. Haverá também uma intensificação do vento no dia 27 e um aumento da agitação marítima na costa Ocidental no dia 28.
Já de acordo com o site do IPMA, para o final do ano as máximas devem descer, com os 16ºC a serem as temperaturas mais altas previstas em Lisboa. Mais a norte, no Porto, as máximas deverão ser de 14ºC e 15ºC para os últimos dias do ano, com chuva ou aguaceiros fracos previstos.
