Ternos de Reis emocionam o público no Natal Conquista de Luz

O Natal Conquista de Luz, promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, serviu de cenário para o encontro de gerações e regiões no sábado (3). Mais do que uma celebração local, a Praça Tancredo Neves tornou-se o ponto de encontro para mestres e devotos vindos de várias cidades baianas, provando que a tradição dos Ternos de Reis desconhece divisas.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista – BA

Uma das histórias que mais cativaram quem passava pelo local foi a do casal Mestre Totinha dos Reis (79) e Duvalino Fernando Silva (88). Vindos de Itarantim, eles trouxeram na bagagem 64 anos de união e seis décadas dedicadas ao Reisado, com o Terno de Reis da União. A missão, herdada dos pais, hoje é reconhecida inclusive por cineastas da região.

“Canto há 60 anos. Essa Folia era da minha mãe. É muito difícil, muito emocionante estar aqui”, contou Mestre Totinha, que mesmo enfrentando desafios de saúde, fez questão de cumprir o
compromisso com a fé. Duvalino, é o exemplo vivo da longevidade da cultura popular: “Comecei com 8 anos. Hoje canto com 88. Só no dia que eu morrer que acaba”, afirmou, emocionado com o convite para se apresentar em Vitória da Conquista.

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor:

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação