Cetas de Vitória da Conquista registra mais de 3 mil animais recebidos em 2025 e reforça alerta sobre tráfico de fauna

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Vitória da Conquista fechou o ano de 2025 com um balanço expressivo das atividades desenvolvidas ao longo dos 12 meses. De acordo com os dados oficiais, 3.192 animais silvestres deram entrada na unidade no período, reforçando o papel estratégico do centro no combate ao tráfico de fauna e na preservação da biodiversidade regional.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista – BA

Os animais chegam ao Cetas por diferentes vias, principalmente por meio de apreensões realizadas em operações de fiscalização, resgates de animais feridos, atropelados ou em situação de risco, além de entregas voluntárias feitas por cidadãos que mantinham animais em cativeiro ilegal. Também há encaminhamentos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Ibama, Inema, outros Cetas e até transferências interestaduais.

Destino dos animais

De todos os animais recebidos em 2025, 2.589 foram devolvidos à natureza, após passarem pelos cuidados veterinários e processos de reabilitação, o que representa 72,83% das ocorrências. Outros 88 animais (2,48%) foram transferidos para zoológicos e centros especializados e 267 permanecem no Cetas em tratamento ou em busca de local adequado para ser encaminhado.

O levantamento também aponta 548 óbitos (15,41%), em sua maioria relacionados ao estado crítico em que muitos animais chegam à unidade, vítimas de maus-tratos, tráfico ou acidentes. Já os casos classificados como fuga ou outros desfechos somaram 63 registros (1,77%). Ao final do ano, o Cetas manteve 267 animais sob cuidados, representando 7,51% do total.

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor:

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação