Anvisa proíbe venda de azeite, lote de sal e doce de leite; veja marcas

Empresa JJ-Comercial de Alimentos Limitada foi liquidada no ano passado e estava como importadora no rótulo do óleo

Rafa Neddermeyer / Agência BrasilÓrgão considerou o azeite que o azeite tem origem desconhecida

A Anvisa proibiu, na última quinta-feira (22), a circulação de três produtos alimentícios. Todos os azeites da marca Terra das Oliveiras, o doce de leite em pedaços da marca São Benedito, e o sal marinho grosso comum iodadotipo da marca Marfim foram impedidos de circular.

Órgão considerou o azeite que o azeite tem origem desconhecida, não estando presente em seu rótulo. A Anvisa também apontou que o produto foi encontrado a venda na plataforma Shopee, sendo que a empresa JJ-Comercial de Alimentos Limitada – CNPJ: 37.815.395/0001-90, informada como exportadora no rótulo, foi encerrado no dia 08/01/2025 por liquidação voluntária, junto a Receita Federal.

Já o doce de leite em pedaços da marca São Bendito, da empresa JF Indústria Comercio de Doces e Laticínios Ltda. foi recolhido por motivo da falta de identificação do lote e o resultado insatisfatório no ensaio de determinação de ácido sórbico, Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN-DF). A medida se aplica ao lote fabricado no dia 25 de junho de 2025. O produto tem como função evitar que microorganismos causem a deterioração nos alimentos.

O sal da marca Marfim do lote 901124 foi reprovada no teste de teor de iodo, também em teste do LACEN-DF. O mineral deve ser incluído obrigatoriamente no sal de cozinha para prevenir doenças como bócio (aumento da tireoide) e a má formação de fetos durante a gestação.

A Jovem Pan não localizou a marca Terra das Oliveiras. A marca São Benedito afirmou que a suspensão preventiva do lote aconteceu por “divergência técnica” em relação ao teste de ácido sórbico. A empresa também alega que colaborou com os órgãos competentes e que ajustaram processos internos.

A reportagem contatou a empresa Marfim e o texto será atualizado assim que obtiver resposta.

Fonte: Clique aqui