SEC convoca mais 13 professores indígenas e 49 mediadores aprovados no Processo Seletivo Simplificado | SEC

Estudantes de colégio estadual em Lauro de Freitas participam de oficinas sobre Saúde e prevenção de acidentes de trabalho | SEC

Bahia

Para formar jovens mais conscientes e preparados para lidar com situações de risco, tanto na escola quanto no mercado de trabalho, o Colégio Estadual de Educação Profissional de Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC) de Lauro de Freitas promoveu o projeto “SIPAT: educação para redução de riscos e desastres, prevenção, segurança e sustentabilidade”. O encontro, realizado nesta quarta-feira (5), no auditório da unidade, reuniu oficinas, palestras e exposições, proporcionando um ambiente dinâmico de aprendizagem e troca de experiências.

A iniciativa teve o objetivo de conscientizar os futuros profissionais dos cursos de Administração, Logística, Manutenção, Informática e Redes, sobre a importância da saúde, da segurança e dos direitos no trabalho. A programação incluiu uma roda de conversa sobre a logística de desastres, conduzida por representantes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (SUDEC), além de uma palestra sobre assédio moral e sexual no ambiente profissional, ministrada por Cinthia Faleiros, advogada e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Lauro de Freitas. Já na parte prática, os alunos participaram de oficinas de primeiros socorros e de manuseio de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Segundo a coordenadora pedagógica Jéssica Hanna, a Sipat é fundamental para despertar a cultura da prevenção entre os alunos. “Ao longo das atividades, eles foram convidados a refletir sobre o cuidado consigo, com o outro, com o ambiente de trabalho e com a comunidade. Esse olhar é muito importante para a Educação Profissional, já que o mercado de trabalho exige não apenas o domínio técnico, mas também responsabilidade, iniciativa, capacidade de tomada de decisão e disposição para trabalhar em equipe”, destacou.

Sobre a SIPAT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) é um evento obrigatório para as empresas brasileiras que contam com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA). O foco é conscientizar os funcionários sobre saúde, segurança e bem-estar no ambiente profissional.

Exigida, anualmente, pela Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5), a iniciativa ajuda a reduzir os riscos de acidentes e de doenças ocupacionais. Durante o evento, o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) também é reforçado por meio de palestras educativas, workshops práticos e dinâmicas de grupo.

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor: marcos.felipe

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação