Ibovespa opera em alta e volta a superar 160 mil pontos; dólar cai a R$ 5,53

O Ibovespa operou em alta durante praticamente toda a manhã desta terça-feira (23). O principal índice da bolsa brasileira voltou a operar acima dos 160 mil pontos, algo que não ocorria desde o último dia 16 de dezembro. Por volta das 13h30, o Ibovespa registrava 160.289,68 pontos, em alta de 1,36%, após os dados de inflação terem subido menos que o esperado.

Divulgado mais cedo, o IPCA-15 teve alta de 0,25% em dezembro, depois de subir 0,20% no mês anterior. Com isso, a taxa em 12 meses terminou o ano com avanço acumulado de 4,41%, de 4,50% em novembro, abaixo do teto da meta contínua de 3,0% medida pelo IPCA, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

“O dado aumenta o apetite por risco, beneficiando ações ligadas a varejo e consumo. Mesmo com a liquidez reduzida de fim de ano, o otimismo macro para 2026 e o cenário externo mais construtivo sustentam o movimento da sessão”, disse Isabella Hass, analista de mercado internacional da W1 Capital.

Ainda na agenda doméstica, parte dos agentes aguardava a entrevista do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao site Metrópoles, programada para a manhã desta terça-feira, e que foi cancelada por questões de saúde, de acordo com informação divulgada pelo próprio portal.

Já no exterior, o destaque ficou com os dados do Produto Interno Bruto dos EUA, que aumentou a uma taxa anualizada de 4,3% no último trimestre, informou o Escritório de Análise Econômica do Departamento de Comércio em sua estimativa inicial do PIB do terceiro trimestre nesta terça-feira. A economia cresceu a um ritmo de 3,8% no segundo trimestre. Economistas consultados pela Reuters previam avanço de 3,3%.

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor:

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação