Inmet emite alertas para chuvas no Brasil; saiba estados afetados

Das cinco regiões, apenas os Estados do Sul estão fora dos alertas, que valem até o próximo sábado

ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDOSP – SÃO PAULO / ALERTA TEMPORAIS – GERAL – O calor e a alta umidade seguem favorecendo a formação de áreas de instabilidade sobre a capital. Imagens do radar do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), indicam chuva forte atingindo o Centro e as zonas Sul, Sudeste e Leste, com destaque para Parelheiros, Ipiranga e Itaim Paulista. Há risco de rajadas de vento, alagamentos, enxurradas e transbordamento de córregos, além de aumento no risco de deslizamentos em áreas vulneráveis.Na foto, chuva forte se aproxima da zona oeste da capital paulista na tarde desta terça-feira (14). 14/01/2026 – Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira, 22, alertas de chuvas para diversas regiões do País, com áreas em amarelo e laranja, indicando diferentes níveis de risco com as precipitações. Das cinco regiões, apenas os Estados do Sul estão fora dos alertas, que valem até o próximo sábado, 24.

No alerta amarelo, que indica risco potencial, estão incluídas áreas das seguintes localidades:

  • Goiás
  • Minas Gerais
  • Espírito Santo
  • Tocantins
  • Maranhão
  • Acre
  • Pará
  • Mato Grosso
  • Rondônia
  • Amazonas
  • Bahia
  • Rio de Janeiro
  • Piauí
  • Distrito Federal

A recomendação é que a população redobre a atenção para alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios. As chuvas previstas variam de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia.

Já o alerta laranja, que representa risco mais elevado e possibilidade de danos, atinge regiões das seguintes localidades:

  • Goiás
  • Minas Gerais
  • Pará
  • Bahia
  • Tocantins
  • Maranhão
  • Mato Grosso
  • Acre
  • Espírito Santo
  • Amazonas
  • Rondônia
  • Piauí
  • Roraima
  • Amapá
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Mato Grosso do Sul
  • Distrito Federal

Nessa situação, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, com precipitações esperadas de 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia.

Segundo informações da Climatempo, cidades do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro registraram os maiores volumes de chuva do País nos últimos dias, com acumulados entre 100 mm e pouco mais de 200 mm em vários pontos.

Em acordo com os alertas emitidos pelo Inmet, a previsão indica continuidade das chuvas até o fim da semana, em razão do segundo evento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026, que permanece ativo sobre a região Sudeste até sábado, 24.

*Estadão Conteúdo

Fonte: Clique aqui