Interesse português evidencia avanço e maturidade do segmento industrial de Vitória da Conquista

O interesse do consulado português em estabelecer parcerias e investimentos em Vitória da Conquista representa um importante impulso para o desenvolvimento econômico do município. A iniciativa reforça a maturidade da indústria local, evidencia a competitividade do parque produtivo e confirma a atratividade do ambiente de negócios conquistense no cenário internacional.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista – BA

Para a indústria de Vitória da Conquista, que já responde por 18% do Produto Interno Bruto (PIB) municipal, esse é um novo capítulo de sua história de quase 70 anos. Nesta terça-feira (20), o segmento recebeu uma comitiva formada pelo Consulado de Portugal, pela Prefeitura Municipal e pela Câmara Portuguesa de Comércio, que alinhou parcerias com a Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (Ainvic) para transformar a vocação industrial da cidade em potencial exportador. O diálogo reforçou o preparo tecnológico das empresas locais para atender às exigências do acordo entre Mercosul e União Europeia.

Representando a prefeita Sheila Lemos, o secretário chefe da Casa Civil, Coronel Ivanildo da Silva, enfatizou o compromisso da gestão em criar um ambiente de negócios favorável. “O cidadão busca qualidade de vida, e isso passa pelo fortalecimento da economia. O estreitamento com a comunidade portuguesa e a possibilidade de importar e exportar produtos da Europa abre um horizonte de crescimento que o conquistense está pronto para abraçar”, afirmou.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista – BA

O presidente da Ainvic, José Luís Marinho de Andrade, destacou que o setor atingiu um nível de maturidade que permite competir globalmente. Com uma trajetória iniciada em 1957, a indústria local hoje é diversificada, abrangendo desde alimentos e produtos químicos até o setor de estofados e plásticos.

”Portugal identificou em Vitória da Conquista empresas com perfil e qualidade para a exportação. Atualmente, nossa indústria tem um peso no PIB local comparável ao de grandes centros industrializados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Esse interesse internacional é uma ‘injeção de ânimo’ que reforça nossa capacidade de empreender e produzir com a excelência da nossa mão de obra”, pontuou José Luís.

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor:

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação