Verão começa nesta sexta: na Bahia, El Niño traz calor, mas chuvas devem amenizar a seca

Apesar do comportamento usual do El Niño desfavorecer as chuvas no Nordeste, o comportamento das condições oceânicas do Atlântico Tropical deve aumentar a oferta de umidade na região
Por Radar News21 de dezembro de 2023
Caraíva, em Porto Seguro (foto: sueds.com.br)
O verão 2023/2024 começa nesta sexta-feira (22) com clima abafado em todas as regiões do país, incluindo a Bahia. Segundo o Climatempo, a estação mais quente do ano será caracterizada por temperaturas acima da média na parte oeste do Brasil, com destaque para os estados do Acre, Amazonas, Rondônia, região central do Pará e leste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Espírito Santo, Bahia e sul do Piauí também devem ter termômetros acima da média.
O meteorologista Gilvan Sampaio, do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), explica que o verão vai seguir com temperaturas acima da média na Bahia. “Vamos ter ainda ondas de calor, como as registradas nos últimos meses”, comenta.
Apesar do comportamento usual do El Niño desfavorecer as chuvas no Nordeste, o comportamento das condições oceânicas do Atlântico Tropical deve aumentar a oferta de umidade na região. “Em geral, esse fenômeno faz com que o Nordeste, por exemplo, tenha menos chuvas. Mas, dessa vez, o que a gente observa é uma maior oferta de umidade em uma região que normalmente ficaria seca”, destaca Sampaio.
Assim, a Bahia deve escapar de uma seca prolongada no verão 2023/2024. No entanto, a população deve ficar atenta para as ondas de calor, que podem causar problemas de saúde, principalmente em idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.
Principais recomendações para se proteger das ondas de calor:Beba bastante líquido, mesmo sem sentir sede;
Evite atividades físicas intensas entre 10h e 16h;
Use roupas leves e de cores claras;
Fique em locais frescos e ventilados;
Proteja-se do sol com chapéu, óculos escuros e protetor solar.