Levy tem apreço do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, por seu trabalho e formação na ultraliberal Universidade de Chicago.
| Levy foi ministro da Fazenda da ex-presidente DilmaWilson Dias/27.11.2014/Agência Brasil |
O time econômico do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) sondou o ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy para fazer parte do governo, afirmou uma fonte com conhecimento sobre o assunto nesta quinta-feira (1º).
A posição que o ministro poderá ocupar não foi coentada. O interesse por eventual participação de Levy no governo vem do apreço de Paulo Guedes, indicado por Bolsonaro à Fazenda, por seu trabalho. Ambos têm doutorado em economia pela ultraliberal Universidade de Chicago.
Levy comandou o Ministério da Fazenda no segundo governo da ex-presidente Dilma Rousseff, mas saiu antes de completar seu primeiro ano no cargo diante de discordâncias sobre o afrouxamento nos esforços fiscais, em meio à recessão econômica e à intensa crise política. Ele também foi secretário da Fazenda do Rio de Janeiro no primeiro governo de Sérgio Cabral.
Além de promover uma forte tesourada nas despesas, como ministro buscou sem sucesso uma grande reversão em subsídios, a diminuição de recursos destinados para o Sistema S e a recriação da CPMF.
Reagindo ao quadro de franca deterioração nas contas públicas e falta de coesão no governo para atacar o problema, o Brasil perdeu, sob a gestão de Levy como ministro da Fazenda, o grau de investimento pelas agências de classificação de risco Fitch e Standard & Poor’s.
Depois de deixar o ministério, Levy assumiu o posto de diretor financeiro do Banco Mundial, onde segue até hoje. Procurado via assessoria de imprensa da instituição, não comentou.
Copyright Thomson Reuters 2018
Fonte: R7
from Ebahia News https://ift.tt/2PyzDTK

