Um dia repleto de atividades, brincadeiras e surpresas para celebrar o Mês das Crianças. Nesta quarta-feira (14), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em parceria com o Instituto Aliança e o SESI Bahia, promoveu uma programação especial no Centro Cultural SESI – Casa Branca, no Caminho de Areia, em Salvador. A iniciativa integra as ações do projeto Direitos Humanos em Eventos Populares da Bahia, com destaque para o espaço Brincar e Proteger.
A programação gratuita reuniu mais de 200 crianças e adolescentes e contou com atividades lúdicas, educativas, culturais e recreativas, como contação de histórias, dança, cultivo de hortas e criação de jogos. A abertura foi marcada pelo espetáculo Casinha dos Sonhos, do coletivo cênico Sonhos em Movimento, que abordou, de forma lúdica, temas como cuidado com o corpo, sentimentos, limites, respeito e proteção.
Participaram da iniciativa crianças e adolescentes de 3 a 12 anos, estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e comunitárias, além de atendidos pelo Projeto Axé, pelo Proteja – Centro Estadual de Atendimento Integrado a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, pela Hora da Criança e pelo Lar Harmonia, instituições mantidas pela SJDH.
“A SJDH está reiterando uma forma de fazer política pública que observa as crianças e os adolescentes pelas diversas vias, garantindo seus direitos e fortalecendo a proteção. O nosso objetivo é garantir que essas crianças e adolescentes conheçam os seus direitos e tenham acesso às políticas públicas”, afirmou a superintendente de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos da SJDH, Trícia Calmon.
Aprendizado, proteção e escuta
Durante o espetáculo Casinha do Sonhos, o estudante Geovany do Amor Divino, de 10 anos, do 5º ano da Escola Municipal Cristo Redentor, aprendeu uma importante lição sobre proteção do corpo e prevenção de situações de violência. “Está sendo um dia muito legal e aqui aprendi que não podemos deixar ninguém tocar nas nossas partes íntimas”, contou.
Outro destaque foi a Tenda da Proteção, espaço dedicado à escuta e à expressão das crianças. No local, elas puderam compartilhar mensagens de esperança e expectativas para o futuro, além de expressar seus sentimentos por meio de desenhos. A programação também contou com o Jogo do Sim e do Não e o Varal dos Direitos, atividades voltadas à conscientização sobre proteção e garantia de direitos.
Diretora do Instituto Aliança, parceiro da SJDH na iniciativa, Ilma Oliveira destacou a importância das atividades lúdicas como ferramenta de educação para a proteção. “Tudo foi pensado para crianças de diferentes faixas etárias, para que seja um dia de muita alegria, muita diversão e, principalmente, de muita espontaneidade, porque é isso que a criança transborda”, afirmou.
Direitos Humanos em Eventos Populares
O projeto Direitos Humanos em Eventos Populares da Bahia atua na prevenção de violações de direitos durante datas comemorativas e eventos populares. Por meio da campanha Respeito é Nosso Direito, a SJDH busca sensibilizar a população para a proteção de grupos em situação de maior vulnerabilidade, como crianças e adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência, incentivando o respeito às diferenças e a denúncia de situações de violência e outras violações de direitos.
Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA
